Dit, Cotecs e Empreendedorismo

22 de junho de 2021

No dia 26 de maio de 2021 foi realizado através do setor de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia – DIT da Fundação Antares um evento para estimular o debate sobre o tema Empreendedorismo na atualidade.

Este evento teve como principal objetivo atender para atender demandas do Setor Produtivo de municípios da Regional 02, especialmente Caiapônia-GO, Ceres-GO, Jaraguá-GO, Goianésia-GO, Piranhas-GO e Uruana-GO.

Após os eventos realizados com apoio da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, sobre Cooperativas, procedimentos para abertura e organização em Associações e Cooperativas e sobre conceitos e ideias envolvidos em projetos de Cooperativas bem-sucedidas, iniciou-se um debate sobre formas de se pensar em empreender, seja coletivamente ou individualmente.

Para as ações do setor de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia a abordagem e o estímulo às atividades em rede, ou coletivas são imprescindíveis para o sucesso de projetos e de regiões, neste sentido Arranjos Produtivos Locais ou Cooperativas ou atividades que apoiem estas formas de organização em rede de empreendedores deve ser sempre estimulada. No entanto, sabe-se que há também novos setores, novos produtos e situações conjunturais que exigem que ações mais individualizadas existam inicialmente, para posteriormente serem estimuladas ou organizadas de maneira coletiva.

Nesse sentido, eventos para dialogar sobre Empreendedorismo, Empreendedorismo em cenário de tantas dificuldades como o atual cenário em que estamos vivenciando uma situação de pandemia, se torna imprescindível para atender grupos e demandas da Regional 2.

A atividade liderada por Aldinei de Souza Pessoa e mediada por Cintia Godoi, gerente de DIT da Fundação Antares ocorreu, portanto, no sentido de apoiar ideias de empreendimentos, ou dialogar sobre oportunidades e desafios existentes para início de empreendimentos e novos projetos.

Foram reunidas mais de 65 pessoas de diversos municípios da Regional 2 em um debate com participação de discentes, docentes e empreendedores de diversos municípios do interior goiano.