Política Pública de Desenvolvimento e a atuação da Fundação Antares em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do estado de Goiás

27 de novembro de 2018

No lote 02 da Rede Itego estão presentes 04 Arranjos Produtivos Locais do Setor de Confecções.

A Fundação Antares, possui um contrato de parceria público-privado com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Goiás e em conjunto com a Rede Itego apoia projetos e eventos dos Arranjos Produtivos Locais de Goiás.

Em se tratando de uma Política Pública relacionada ao Desenvolvimento, a gestão compartilhada promovida pelo Governo de Goiás vinculou a Rede Itego aos Arranjos Produtivos Locais.

No que diz respeito aos Arranjos Produtivos Locais de Confecções, as sedes estão localizadas nos municípios sede de Itaguaru, Itapuranga, Jaraguá e Taquaral de Goiás.

Itapuranga é um município de Goiás, com população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 26.125 habitantes, em 2017, e pertencente à mesorregião do Centro Goiano, com PIB per capita de R$13.788,96 reais e 3.339 pessoas formalmente ocupadas. O município abriga um Arranjo Produtivo Local de Confecções que é especializado em produção de Camisaria.

Itaguaru é município de Goiás, com população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geograifa e Estatística de 5437 habitantes, em 2017, também pertence à mesorregião do Centro Goiano, tem PIB per capita de R$ 11.774,11 reais, e 602 pessoas formalmente ocupadas. O município abriga um Arranjo Produtivo Local de Confecções que é especializado em moda íntima.

Jaraguá é um município de Goiás, com população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 41870 habitantes, em 2017, e pertencente à mesorregião do Centro Goiano, com PIB per capita R$ 13.830,33 reais e, 7.130 pessoas formalmente ocupadas. O município abriga um Arranjo Produtivo Local de Confecção especializado em produção de jeans.

Taquaral de Goiás é um município de Goiás, com população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 3.451 habitantes, em 2017, e pertencente à mesorregião do Centro Goiano, com PIB per capita de R$ 14.837,08 reais e, 775 pessoas formalmente ocupadas. O município abriga um Arranjo Produtivo Local de Confecção especializado em produção de lingerie. A figura I apresenta a localização dos Arranjos Produtivos do Setor de Confecção dos municípios em questão.

Nos Cotecs situados em Itaguaru, Itapuranga, Jaraguá e Taquaral de Goiás estão disponíveis para uso dos empresários locais e regionais, máquinas Audaces.

Estas máquinas estão alocadas nas escolas da Rede Itego, e através de laboratoristas empresários acessam uma máquina de corte de modelos que amplia a capacidade produtiva e, portanto a competitividade dos empresários.