As máquinas de corte para as Confecções e a Política de Gestão Compartilhada na Rede Itego

27 de novembro de 2018

A Rede Itego é uma rede de Institutos Tecnológicos de Goiás, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento do estado de Goiás e tem como objetivo promover a formação e qualificação de jovens em diversos níveis, desde a formação inicial, qualificação profissional até a promoção do ensino superior tecnológico.

Em Goiás a Política de Gestão Compartilhada para gerenciamento da Rede Itego se configura como uma política inovadora em alguns aspectos, dentre eles através da inserção de máquinas para apoio do Setor Produtivo, dentro do ambiente do Instituto, especialmente nos Cotecs, os Colégios Tecnológicos.

Os Cotecs permitem a capilaridade da rede e buscam aproximar os jovens do setor produtivo.

Na área de atuação da Fundação Antares estão 04 Arranjos Produtivos Locais de Confecções e, nos 04 municípios sede destes Arranjos estão localizados 04 Cotecs que possuem em seu ambiente máquinas de corte de tecidos industriais para apoiar o setor produtivo e promover Competitividade. A inserção de máquinas no ambiente do Cotec se configura como uma inovação em Goiás e permite usos de máquinas tanto por empresários quanto para atividades de ensino e aprendizagem.

Nos últimos meses foi possível reunir dados que apontam a dinâmica de uso das máquinas tanto pelo setor produtivo, quanto para atividades de Ensino e Aprendizagem.

Foram dedicadas às atividades educativas mais de 08 horas das máquinas, que geraram mais de 2.700 peças cortadas.

No que diz respeito ao Setor Produtivo, com a atuação da Secretaria de Desenvolvimento e da Fundação Antares, as máquinas de corte apoiaram, nos últimos meses, mais de 50 empresas dos Arranjos Produtivos Locais de Confecções.

Foram cortadas mais de 760 mil peças por estes empresários, e foram utilizadas mais de 480 horas de corte das máquinas e, mais de 1700 horas contando do tempo de preparação para o corte. Isto significa um aumento da dinâmica dos empresários que fazem uso das máquinas disponíveis a partir de pagamento de R$10,00 a cada meia hora de uso da máquina e, da dinâmica de divulgação das atividades dos Cotecs e, da Rede Itego.

É possível perceber, portanto, o crescimento do uso destas máquinas, e também espaço para novos investimentos para ampliar a competitividade destas empresas. Um exemplo é a aquisição de novas mesas para potencializar os usos das máquinas,  para que as empresas avancem no uso dos maquinários de maneira colaborativa, e articulada e, desenvolvam projetos de cooperação dentro dos Arranjos Produtivos Locais.

A Secretaria de Desenvolvimento, Rede Itego e Fundação Antares portanto, geram suporte ao setor produtivo de Confecções através dos cursos oferecidos pela Rede Itego, da possibilidade de uso de máquinas industriais de corte, de eventos para levantamento de demandas do Setor Produtivo, exposição das empresas, e estímulo à projetos de Cooperação entre empresas para estimular a Competitividade destas empresas.