Andamentos da Organização Social Faespe para apoiar Ambientes de Inovação e Rede Itego

27 de novembro de 2018

Para planejar o Ambiente de Inovação da Rede Itego, Lote 02, a Fundação Antares, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento possibilitou o desenvolvimento de diversas ações como levantamento de dados, conceitos, projetos já existentes em Goiás e, foram realizados eventos de sensibilização para estimular as intenções inovadoras em jovens da Rede Itego.

Alguns conceitos levantados foram:

SIGO Incubadoras são organizações que incentivam a criação e o desenvolvimento de pequenas e microempresas industriais ou de prestação de serviços de base tecnológica ou de manufaturas leves, através do provimento de infraestrutura básica e qualificação técnica e gerencial ao empreendedor, viabilizando o acesso à inovação tecnológica e consequentemente sua inserção no mercado de maneira mais competitiva. É comum que as incubadoras disponibilizem um espaço físico para abrigar temporariamente esses empreendedores oferecendo serviços, tais como capacitação em gestão, assessorias, consultorias, orientação para a elaboração de projetos a serem apresentados para instituições de fomento além de serviços administrativos.

 PROIN UEG É a organização que incentiva a criação e o desenvolvimento de pequenas e microempresas industriais ou de prestação de serviços de base tecnológica ou de manufaturas leves, por meio do provimento de infraestrutura básica e da qualificação técnica e gerencial do empreendedor, em caráter complementar, para viabilizar seu acesso à inovação tecnológica e sua inserção competitiva no mercado.

APROTEC As incubadoras de empresas são destinadas a amparar o estágio inicial de empresas nascentes que se enquadram em determinadas áreas de negócios. Incubadora de empresas pode ser definida como um ambiente flexível e encorajador no qual são oferecidas facilidades para o surgimento e o crescimento de novos empreendimentos. Além de assessoria na gestão técnica e empresarial da organização, a incubadora oferece a possibilidade de serviços compartilhados, como laboratórios, telefone, internet, fotocópias, correio, energia, água, segurança, compartilhamento de área física, entre outros.

 Foram realizados 06 eventos para estímulo e sensibilização para empreender e inovar, com temas como Empreendedorismo, Canvas e Pitch. Os eventos ocorreram em Uruana e Jaraguá e tiveram a participação de jovens e empresários locais e regionais.

Estes eventos tiveram palestras ministradas orientadas à instrumentalizar jovens e empreendedores para construção de projetos para o Ambiente de Inovação da Rede Itego.
Após a realização dos eventos foi realizada Pesquisa de Satisfação com os eventos realizados e, desta pesquisa foram levantados os principais termos encontrados nas respostas dos presentes. Estes termos podem ser conhecidos na nuvem de palavras à seguir:
Está em andamento a próxima etapa de preparação para o Ambiente de Inovação Rede Itego, Lote 02. As etapas vindouras compreendem avaliação de ideias para futuros projetos, seleção, Workshops, Cursos dentre outros.